Áreas Oferecidas - 4ª Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais

O CNPE autorizou a ANP, por meio da Resolução nº 04/2016, publicada no Diário Oficial da União em 05/09/2016, a realizar a 4ª Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais.

 

A 4ª Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais tem por objeto a outorga de contratos de concessão para exercício das atividades de reabilitação e produção de petróleo e gás natural em 9 áreas com acumulações marginais, quais sejam: Araçás Leste, Garça Branca, Iraúna, Itaparica, Jacumirim, Noroeste do Morro Rosado, Rio Mariricu, Urutau, Vale do Quiricó. Estas áreas encontram-se distribuídas em 3 bacias sedimentares: Potiguar, Recôncavo e Espírito Santo.

 

As áreas com acumulações marginais foram selecionadas em bacias maduras, com os objetivos de ampliar o conhecimento das bacias sedimentares e oferecer oportunidades a pequenas e médias empresas, possibilitando a continuidade dessas atividades nas regiões onde exercem importante papel socioeconômico, em consonância com o art. 65 da Lei nº 12.351/2010.

 

 

ÁREAS COM ACUMULAÇÕES MARGINAIS:

 

Araçás Leste

 

O Campo de Araçás Leste está situado na Bacia do Recôncavo, a cerca de 100 km a nordeste da cidade de Salvador, nos municípios de Araçás e Entre Rios. Sua descoberta foi em 07/03/1967 pelo poço 1-ARL-01-BA, colocado em produção em 1980 e produziu por cerca de 2 anos.

 

Há, no atual ring fence, uma outra área denominada de Sete Galhos, que foi descoberta em 26/03/1981 pelo poço 1-SEG-01-BA, colocado em produção em 2007 e permanece produzindo.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 8,25 km², onde foram perfurados 3 poços. Os reservatórios portadores de hidrocarbonetos são os arenitos da Formação Sergi e Candeias.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Garça Branca

 

O Campo de Garça Branca está situado na Bacia do Espírito Santo, localiza-se próximo a zona urbana da cidade de São Mateus. Sua descoberta foi em 11/07/2008 pelo poço exploratório 4-COG-0003-ES e somente produziu em outubro de 2008 e entre abril e junho de 2009.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 4,119 Km², com apenas um poço perfurado e uma profundidade média da formação em torno de 735,7 m.

 

O poço pioneiro 4-COG-0003-ES fora perfurado pela primeira operadora do campo e visava testar uma estrutura dômica adjacente ao Campo de Córrego Grande, mapeada pela sísmica e objetivando os reservatórios do Membro Mucuri, constituídos por arenitos depositados em ambiente deltáico, intercalados com folhelhos e camadas de carbonatos e evaporitos. O mesmo foi testado, sendo considerado produtor subcomercial de óleo.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Iraúna

 

O Campo de Iraúna está situado na Bacia Potiguar, nos municípios de Mossoró e Serra do Mel - RN. Sua descoberta foi em 26/12/2006 pelo poço 1-BRSA-521-RN, teve sua produção iniciada em 21/04/2010.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 15,13 Km², onde foram perfurados cinco poços. Os reservatórios são arenitos de granulometria variando de muito fina a média, depositados em domínio de frente deltáica ou ocasionalmente redepositados em domínio de trato de lago de profundo.

 

O poço pioneiro 1-BRSA-455-RN tinha como objetivo testar os reservatórios a 2.335 m de profundidade, mas apresentou resultados negativos. O mesmo foi abandonado como subcomercial.

 

O poço descobridor 1-BRSA-521-RN tinha como alvo o Graben de Boa Vista, situado no flanco noroeste do Alto da Serra do Carmo. Este poço encontra-se em produção atualmente.

 

O poço 3-BRSA-469-RN, a fim de testar a porção oeste da área descoberta, e o poço 1-SC-1-RN foram abandonados como sendo secos, sem indícios de hidrocarbonetos.

 

O poço 3-BRSA-695-RN, perfurado em 2009, confirmou a extensão dos intervalos descobertos pelo 1-BRSA-521-RN.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Itaparica

 

O Campo de Itaparica está situado na Bacia do Recôncavo, a cerca de 24 km a Oeste da cidade de Salvador, na costa oeste da ilha de Itaparica, no município de Itaparica, Bahia. Sua descoberta foi em 1942 pelo poço 1-I-2-BA, porção terrestre, e em 1961, a porção marítima.

 

O ring fence corresponde a aproximadamente 22,15 km², parte na porção marinha da Baia de Todos os Santos e parte na Ilha de Itaparica, onde foram perfurados 71 poços, 55 em terra e 16 no mar. Destes, 16 encontram-se disponíveis, sendo 11 em terra e 05 no mar, e apenas 3, em terra, em produção.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Jacumirim

 

O Campo de Jacumirim está situado na Bacia do Recôncavo, a cerca de 6 km a sudeste do município de São Sebastião do Passé. Sua descoberta foi em 13/04/1971 pelo poço 1-JM-01-BA, colocado em produção em 30/04/1971 e fechado em março de 1984.

 

O ring fence corresponde a aproximadamente 1,5 km², onde foram perfurados 3 poços. Destes, apenas 2 estão dentro do atual ring fence, 1-JM-0001-BA e 3-JM-0002-BA.

 

Os reservatórios portadores de hidrocarbonetos são os arenitos do Membro Caruaçu da Formação Maracangalha.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Noroeste do Morro Rosado

 

O Campo de Noroeste do Morro Rosado está situado na Bacia Potiguar, a 50 km a Nordeste da cidade de Mossoró, no município de Areia Branca - RN. Sua descoberta foi em 28/07/1987 pelo poço 1-NMR-001-RN, o qual teve sua produção iniciada em 31/03/1989.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 39,9 Km², onde foram perfurados treze poços, dos quais um é repetido. Os reservatórios produtores de óleo no campo estão situados na seção cretácica (“rifte”), sendo composta por arenitos deltaicos da Formação Pendência.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Rio Mariricu

 

O Campo de Rio Mariricu, que para efeito de licitação englobará também o campo de Rio Mariricu Sul, está situado na Bacia do Espírito Santo, cerca de 12 km a sudeste da cidade de São Mateus, ES. Sua descoberta foi em 01/03/1981 pelo poço exploratório 1-RM-001A-ES. Tendo sua produção efetiva iniciada em fevereiro de 1982.

 

O ring fence corresponde a área total de aproximadamente 7,11 Km² (3,24 Km² referentes ao campo de Rio Mariricu e 3,87 Km² ao campo de Rio Mariricu Sul) e onde foram perfurados um total de 17 poços (16 em Rio Mariricu e 1 em Rio Mariricu Sul). A concessão está situada na Plataforma de São Mateus, que corresponde à parte norte da porção emersa da Bacia do Espírito Santo, caracterizada por ser a região onde o embasamento cristalino encontra-se mais raso na bacia. Nesta área, a coluna sedimentar compreende rochas depositadas desde o Albiano até o Quaternário.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Urutau

 

O Campo de Urutau está situado na Bacia Potiguar, nos municípios de Pendências e Macau - RN. Sua descoberta foi em 24/07/2007 pelo poço 1-GALP-7-RN. O campo nunca entrou efetivamente em produção.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 27,936 Km², onde foram perfurados quatro poços.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Vale do Quiricó

 

O Campo de Vale do Quiricó está situado na Bacia do Recôncavo, a cerca de 90 km a nordeste da cidade de Salvador, no município de Pojuca. Sua descoberta foi em 23/12/1990 pelo poço 1-VQ-01-BA, colocado em produção em 31/01/1991 e produziu cerca de 7 anos.

 

O ring fence corresponde a uma área de aproximadamente 2,94 km², onde foram perfurados 2 poços. Os reservatórios portadores de hidrocarbonetos são os arenitos da Formação Marfim.

 

Mapa local
Resumo completo em PDF

 

 

Shapefile das Áreas

 

Áreas.shp

 

Os blocos e campos sob concessão, assim como outras feições sobre dados disponíveis, tais como poços, levantamentos sísmicos 2D e 3D entre outros, em formato "shapefile", podem ser recuperados acessando o BDEP WEB MAPS por meio do link http://www.bdep.gov.br/.

 

 

Obs.: Em conformidade com a orientação do Parecer Ambiental nº 01/2016 do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atividades de Exploração e Produção de Óleo e Gás Natural (GTPEG), a ANP decidiu pela retirada de Rio Doce (Bacia do Espírito Santo) dentre as áreas ofertadas na 4ª Rodada de Áreas com Acumulações Marginais.

 

 

Coordenadas das Áreas

Baixe arquivos de coordenadas das áreas com acumulações marginais oferecidas em formato *.shp.

 

Shapefile:

Áreas Aprovadas para
4ª Rodada - Acumulações Marginais

 

© Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - 2016